Audiência pública debate ameaça aos direitos dos trabalhadores
O Sindicato sediou na última quinta-feira(11) a audiência pública contra as ameaças aos direitos dos trabalhadores, uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Durante seu discurso, o senador Paulo Paim (PT) criticou as pautas de reformas trabalhistas em tramitação no Congresso Nacional. Como por exemplo, a que prioriza as negociações entre patrões e empregados ao invés das leis; as mudanças no auxílio-doença e na aposentadoria por invalidez e a liberação da terceirização para todas as atividades das empresas.
Hélio Rodrigues, coordenador da Frente Contra a Terceirização e diretor licenciado do Sindicato dos Químicos, abriu a audiência reforçando a importância da unidade das centrais sindicais na luta contra a retirada de direitos e em defesa do governo Dilma Rousseff, eleito democraticamente. “Nós temos críticas ao governo no âmbito econômico, mas não podemos negar o enfrentamento da presidenta Dilma com Eduardo Cunha”, disse.
Representantes do Tribunal, da Defensoria e juízes alertaram para a relação entre a precarização e o aumento do trabalho escravo no País, pois a flexibilização das leis de trabalho acarreta em menores salários, maior tempo de trabalho e maior rotatividade nas empresas. Para o jornalista Leonardo Sakamoto, o crescimento econômico está sendo tratado com maior importância do que a dignidade dos trabalhadores.