SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 07/12/2010 - 14h07 | Redação

Atividades reforçam luta por direitos iguais

A CUT SP organizou, em São Bernardo, a CUT – Cidadã, com serviços sociais e shows. A atividade durou todo o dia e contou com a participação de dirigentes sindicais de diversas categorias. No Centro de São Paulo, aconteceu a 7ª Marcha da Consciência Negra. A atividade homenageou o João Cândido, um dos líderes da Revolta da Chibata, com apresentações de capoeira e shows.

 
Na tarde do dia 20, na Sede Central do Sindicato, foram apresentados dois curtas-metragens: “Negro e Argentino” e “Sou negro não sei sambar”, com a presença do diretor Patrício Salgado. Os dois documentários tratam da vida de Patrício. O primeiro fala dos preconceitos e contradições dentro da própria família – Patrício é filho de pai negro e mãe argentina e conta que seu avô materno era racista.
 
No segundo documentário, Patrício tenta ir contra os estereótipos. Para ele, o papel do negro dentro da sociedade é muito demarcado. “Quero ter o direito de escolher o que eu quero pra mim”, diz o diretor. O mote principal do filme é ele mesmo, que é negro e não sabe sambar. Mesmo com seu avô sendo muito importante durante a criação da escola de Samba Nenê da Vila Matilde, sua família não tem envolvimento nenhum com o samba. Resolve, então, entrar para a bateria da escola de samba (aprende a tocar cuíca para isso) e desfilar no Carnaval.