Alckmin prevê novo currículo para escolas estaduais
Herman Voorwald, secretário da Educação de São Paulo, declarou na última segunda-feira, em programa de televisão da TV Cultura, que o governo de São Paulo estuda um novo modelo de currículo escolar para as escolas do ensino médio.
De acordo com o secretário, apenas 17% dos alunos da rede estadual vão para a universidade. Assim, seria preciso dar aos 83% restantes outras perspectivas. Para isso, o novo currículo possibilitará aos alunos que escolham disciplinas profissionalizantes para cursarem junto com as obrigatórias do ensino médio.
A declaração é diferente do resultado de pesquisa divulgado pelo governo estadual em 2013, que apurou que 80% dos jovens pretendiam cursar uma faculdade após a conclusão do ensino médio.
Para Lela Rodrigues, professora titular de Fundamentos da Educação na PUC São Paulo, a medida é negativa. Para ela, a escolha de ir para a universidade ou de fazer um curso profissionalizantes deve ser do aluno, mas que todos devem ser preparados com um ensino de qualidade, para que possam disputar igualmente por uma vaga em universidades boas.