Alckmin deixou de investir cerca de R$ 8 milhões no Metrô e na CPTM
A bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apresentou um estudo sobre o corte de aproximadamente R$ 8 bilhões em investimentos no Metrô e na CPTM (Companhia Metropolitana de Trens Metropolitanos) promovido pelo Governo de Geraldo Alckmin entre os anos de 2011 e 2013. As informações são do site Viomundo.
No Metrô deixaram de ser investidos R$ 7,490 bilhões, ou seja, 52,7% do total previsto no orçamento de R$ 14,197 bilhões. Abaixo alguns exemplos da queda dos investimentos em recapacitação e expansão das linhas:
Linha 1 – Azul – corte de R$ 142 milhões
Linha 5 – Lilás – corte de R$ 17 milhões
Linha 4 – Amarela – corte de R$ 780 milhões
Linha 17 (Monotrilho) – corte de R$ 894 milhões
Linha 18 (Monotrilho) – corte de R$ 639 milhões
Linha 16 – Prata – corte de R$ 25 milhões
Na CPTM foram prejudicados projetos de expansão e modernização de linhas. Entre os anos de 2011 e 2013, a gestão Alckmin deixou de aplicar na CPTM mais de R$ 600 milhões em recursos já previstos no Orçamento do
Estado para investimentos (obras). Abaixo alguns exemplos da queda dos investimentos em modernização de linhas férreas na Região Metropolitana de São Paulo:
Linha 10 – Luz-Rio Grande da Serra – corte de R$ 143,2 milhões
Linha 11 – Luz-Estudantes (Mogi das Cruzes) – corte de R$ 422,9 milhões
Linha 12 – Brás-Calmon Viana – corte de R$ 125,3 milhões
Linha 7 – Luz-Jundiaí – corte de R$ 33,3 milhões
A falta de investimentos afetou também os projetos de trens regionais de passageiros que atenderiam Santos, Jundiaí e Sorocaba. Segundo o estudo, no Orçamento de 2014 o governo Alckmin incluiu além dessas três ligações
regionais a implantação do Expresso ABC, Expresso Oeste-Sul e Metrô Leve Guarulhos-ABC. Entretanto, destinou apenas R$ 1 mil para esses projetos.