SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 21/03/2016 - 15h30 | Redação

Advogados de Lula contestam condução de caso da Lava Jato

Seis juristas entraram com uma solicitação, junto com os advogados defensores do ex-presidente Lula, de um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do ministro Gilmar Mendes de devolver ao juiz Sérgio Moro a responsabilidade de julgamento das ações referentes ao ex-presidente no caso Lava Jato.

O ministro haveria suspendido a nomeação de Lula como ministro do governo federal e após a decisão, passou para Moro a condução da investigação do ex-presidente na operação Lava Jato. Entretanto, o próprio Moro havia declinado da decisão para Teori Zawaski na última quarta-feira, dia de nomeação de Lula pela presidenta Dilma. 

Em nota divulgada pelo Instituto Lula, é ressaltado que Mendes extrapolou limites de sua ação e que sua atitude é uma afronta a Lula e ao Supremo Tribunal Federal. Na sexta-feira, o Ministro Teori Zavascki também recebeu um pedido para que fossem tomadas providências em relação aos áudios grampeados, divulgados por Sérgio Moro. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, advogados condenaram a ação do juiz, alegando tratar-se de grave violação jurídica.