SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 24/04/2007 - 10h54 | Redação

Adeus, companheiro José Custódio de Almeida

O sindicato nacional dos aposentados da CUT e a Associação dos aposentados químicos e plásticos de São Paulo e região perdem um de seus militantes mais antigos e firmes na luta. José Custódio de Almeida faleceu dia 16 de abril, às 21h.

Militante histórico, filiou-se ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), na década de 1950. Com o golpe militar, em 1964, passou à militância partidária na clandestinidade.

Com a separação dos gasistas e químicos, também nos anos 50, Almeida participou ativamente da fundação do sindicato dos Plásticos e fez parte da diretoria até 1964, quando foi cassado pelo regime militar.

Em 1978, com a retomada das lutas sindicais, com as primeiras greves no ABC, e retomada da democracia no País, Almeida contribuiu na organização da greve na empresa Goyana, onde trabalhava.

Militante incansável, filiou-se ao PT no início dos anos 1980 e, em 1982, teve papel fundamental na organização da então oposição dos plásticos de São Paulo. No ano seguinte participou da fundação da CUT, ao lado da delegação oposicionista dos plásticos de São Paulo.

Três anos depois, em 1985, participou ativamente da eleição sindical que garantiu a retomada do sindicato dos plásticos pelos trabalhadores. Em 1989 passa a integrar a diretoria cutista do sindicato dos plásticos de São Paulo.

Em 1992 teve papel importante no processo de re-unificação dos sindicatos dos químicos e plásticos de São Paulo. Três anos depois participou da fundação da associação dos aposentados químicos e plásticos de São Paulo. Também ajudou a fundar o sindicato nacional dos aposentados da CUT do qual foi diretor.

Esta é a trajetória do companheiro José Custódio Almeida, que dedicou sua vida à luta ao lado das causas sociais, como no combate ao racismo, por dignidade e cidadania para a classe trabalhadora e todo o povo brasileiro. O movimento sindical, portanto, perde um valoroso militante cujas idéias, ideais e postura ética ficarão para sempre em nossas memórias.