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Postado em: 23/09/2014 - 12h16 | Redação

Acidentes de trabalho não estão sendo notificados corretamente

Apesar do governo federal ter instituído, em 2011, a obrigatoriedade de mortes e acidentes de trabalho serem notificados pelos órgãos municipais de saúde pública, um levantamento realizado pela Rádio Brasil Atual constatou que o descumprimento da norma tem adulterado os dados sobre a saúde do trabalhador brasileiro. Em Guarulhos, por exemplo, no ano de 2012, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) autorizou mais de 5 mil benefícios por acidente de trabalho, porém o Sistema de Informação de Agravos de Notifcação registrou apenas 71.

“Acreditamos que os servidores da saúde têm diversas atribuições. Então, essa notificação da saúde do trabalho, embora esteja na lei, os profissionais acabam deixando um pouco de lado por causa da demanda”, defende Marcelo Lemes, engenheiro de segurança do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Já Rosimeire Rosa Pereira, enfermeira e especialista em saúde do trabalho, aponta para o pequeno número de funcionários na área de Recursos Humanos das empresas, gerando uma falta de pessoal disponível para efetuar o registro – apesar do problema, porém, dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes de trabalho.