SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 28/02/2005 - 08h00 | Redação

A química da unidade

Há uma década os químicos e plásticos de São Paulo consolidaram, através da unificação, a unidade de ação dessas duas importantes categorias tendo uma única entidade representativa. Foi assim no passado, até 1954, mas dividido a partir desse ano por razões estranhas aos trabalhadores.

Químicos e plásticos de São Paulo têm longa trajetória de lutas, toda uma história de atuação sindical e também nas questões sociais e políticas de interesse da classe trabalhadora e por justiça social. Não por acaso tivemos importante papel no processo de retomada das mobilizações sindicais, há cerca de 25 anos, que representaram o início da derrubada da ditadura militar, consolidada em 1984.

Duas eleições sindicais (químicos em 1982 e plásticos em 1985) recolocaram os sindicatos em defesa e ao lado dos trabalhadores. A partir daí começamos as campanhas salariais unificadas, atuamos em questões sociais e políticas como o apoio aos movimentos de moradia e o fora Collor e consolidamos a unificação, em 1994. Veja, a partir desta edição um pouco dessa história. É a nossa química da unidade.

A diretoria colegiada