8 de Março – Dia Internacional da Mulher
Mulheres em luta por um espaço na sociedade machista e dominante, é preciso reconhecer que na trajetória da história o homem tem sido um inimigo fatal da mulher. Os exemplos acontecem diariamente.
O que aconteceu nos Estados Unidos em 1857, quando 129 companheiras foram transformadas em brasas pelos patrões, um verdadeiro holocausto. Elas eram trabalhadoras de uma fábrica e estavam envolvidas em uma greve pela redução da jornada de trabalho e melhores salários (a carga horária era de 16h diárias).
A partir da selvageria praticada por seus algozes, as cinzas da fogueira se espalharam pelo mundo, as mulheres começaram a se organizar e, em 1910 acontece a 1ª Conferência das Mulheres Socialistas, na China. Lá, decidiram tirar o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Tem início a luta das mulheres por direitos, reconhecimento e participação na sociedade.
Segundo pesquisa recente feita pela Fundação Perseu Abramo, a cada 2 minutos, 5 mulheres são agredidas no Brasil. E já foi pior: Há 10 anos eram 8 mulheres espancadas a cada 2 minutos. Outra pesquisa nos chama a atenção, a condição social da mulher na sociedade. As mulheres representam 70% dos pobres do planeta Terra.
Continuo acreditando na igualdade efetiva entre homens e mulheres. Só assim um mundo melhor é possível.
Essa matéria foi escrita pelo militante operário Antônio Alves de Albuquerque, há 7 anos vivendo no cativeiro da 3º Idade, mas que continua defendendo uma sociedade justa, igualitária que não esqueça os sem-nomes e sem-defensores. Com toda humildade, presto minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher.