SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 16/12/2010 - 11h26 | Secretaria de Formação

2010: um ano de muitas conquistas!!

“Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

 

Carlos Drummond de Andrade

2010: um ano de muitas conquistas!!

Você está recebendo o 3º Boletim Eletrônico da Secretaria de Formação. Nesta edição, queremos levar a você que esteve nas atividades de formação do Sindicato uma mensagem que renove a energia e dê forças para continuarmos, em 2011, lutando por novas conquistas e por melhores dias para a classe trabalhadora. Parabéns! Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações!
 
Che Guevara, Gandhi, Martin Luther King, Rosa Luxemburgo… muitas mensagens de lutadores e lutadoras por um mundo melhor! Todos os cartões de final de ano desejam muita paz, muita saúde, alegrias e realizações. Nós também desejamos tudo isso a você e a seus familiares. Mas aproveitamos esse momento para ecoar o pensamento de pessoas que foram especiais na luta por um mundo melhor. Conheça um pouco mais estes heróis, homens e mulheres, que dedicaram sua vida à luta da classe e a solidariedade ao próximo.
 
Che Guevara
Ernesto Guevara (mais conhecido como Che) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história e considerado uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Argentino de nascimento, dedicou sua vida à revolução socialista na América Latina. Liderou a Revolução em Cuba, junto com Fidel Castro e outros companheiros. Foi assassinado pelo Exército da Bolívia em 8 de outubro de 1967.
 
Alguns pensamentos:
“A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário.” (Che)
“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.” (Che)
 
                                                   
Rosa Luxemburgo
Foi a mais importante intelectual e militante revolucionária ligada ao SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD). Foi assassinada em 1919 por milícias de extrema-direita, na escalada de ascenção do nazismo que resultaria no governo de Hitler.
 
Alguns pensamentos:
“No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo”. (Rosa Luxemburgo)
“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” (Rosa Luxemburgo)
 
Mahatma Gandhi
Foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”) como um meio de revolução, depois de Jesus Cristo.
 
Através do princípio do satyagraha, enfrentou as forças colonialistas da Inglaterra em seu país e, por isso, inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela.
 
Alguns pensamentos:
“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”. (Mahatma Gandhi)
“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável”. (Mahatma Gandhi)
“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. (Mahatma Gandhi)
 
Martin Luther King
Foi um pastor protestante e ativista político estado-unidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato.
 
Alguns pensamentos:
“Não fiz o melhor, mas fiz tudo para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas não sou o que era antes.” (Martin Luther King)
“É melhor tentar e falhar que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar que em dias tristes me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.” (Martin Luther King)
 
Indicativos para o Plano de Formação – 2011
Inspirados pela força do pensamento revolucionário e humanista, e colocados diante de desafios atuais na organização dos(as) trabalhadores(as) químicos(as), a Secretaria de Formação elaborou um texto de balanço de suas atividades em 2010.

O documento será debatido em reunião da Secretaria em janeiro, e servirá de base a partir do qual será formulado um Plano para ser realizado em 2011. A sistematização das propostas da Secretaria será encaminhada à coordenação política do sindicato, que a apreciará e dará suas contribuições, aprovando o Plano – 2011.

Segue abaixo algumas propostas do documento inicial que poderão vir a fazer parte do calendário de atividades de formação em 2011.
 
• Manter a participação de militantes nos cursos do Programa Formaquim da CNQ que forem oferecidos: Formaquim São Paulo, Formaquim Saúde, Formaquim Mulher, Formaquim Juventude e Formaquim Negociação;
 
• Realizar o curso de OLT em 3 módulos, procurando incorporar os(as) companheiros(as) que atuam na sindicalização nas fábricas;

• Propor cursos de aprofundamento para dirigentes e a militância egressa do curso de OLT e dos Formaquim em parceria com outras Secretarias do sindicato (organização de base, jurídico e saúde do trabalhador);

• Apoiar a Secretaria de Saúde do Trabalhador na realização do Encontro de Cipeiros;

• Manter o boletim eletrônico mensal da Secretaria para a militância e Direção;

• Propor um curso de inclusão digital para a militância que tem participado das atividades de formação;

• Apoiar as ações do Coletivo Racial com atividades específicas no tema;

• Rediscutir com o Coletivo de Juventude o resgate das atividades planejadas e não executadas em 2010 (TICs, intercâmbio com rurais, TICs e Hip Hop);

• Propor uma atividade formativa (p. ex.: encontro, curso, seminário) com a militância de cada um dos setores econômicos para discutir tendências do setor, preferencialmente articulado com a campanha salarial;

• Propor um conjunto de atividades de formação voltadas especificamente para a direção do Sindicato;
 
Tais atividades aqui propostas, é bom frisar, são apenas indicativas e ainda serão apreciadas e aprovadas pela coordenação do Sindicato.
 
Participe da construção do Programa de Formação do Sindicato em 2011! Envie suas sugestões, apontando temas que julgue a necessidade de ser abordado nas atividades. Você pode enviar pelo e-mail sec.formacao@quimicosp.org.br, ou pelo telefone 3209-3811 (ramais 253 ou 254)
 
Feliz Natal e um 2011 com muitas felicidades!!!
Para encerrarmos o ano de 2010 em alto astral e com bons fluidos para 2011, acesse a música “O que é; o que é?”, de Gonzaguinha, através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=YkNXonOpYkE&feature=related
A mensagem dessa música é o que queremos deixar a você e seus familiares!! Em fevereiro voltaremos a entrar em contato enviando o boletim nº 4.