SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/02/2009 - 12h14 |

Brasil é reconhecido por transparência em gastos públicos

O Brasil foi reconhecido internacionalmente pelo seu comprometimento com a transparência à população em relação a orçamentos e gastos públicos dados. O país ficou em 8º lugar no ranking do instituto americano responsável por analisar e monitorar a transparência de governos na divulgação de seus gastos.

Porém, esse ótimo desempenho, divulgado na pesquisa, não se estende a estados e municípios brasileiros. Segundo a avaliação do ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage, a transparência nos estados e municípios “ainda deixa muito a desejar”. O ministro afirmou, ainda, que a CGU está trabalhando para ampliar o Portal da Transparência, para que a população possa, através da internet, acompanhar tudo o que está sendo feito com o dinheiro de seus impostos.

Os estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina já estão com seus portais da transparência no ar, já o Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Sergipe estão desenvolvendo o sistema.

Em São Paulo, a questão da transparência preocupa. No estado, 89% de todas as despesas do governo, em 2008, não tiveram nenhuma transparência e sofreram uma péssima fiscalização por parte de órgãos do governo, ou seja, apenas 11% desses gastos são de conhecimento público. Esse é o modo de governar do PSDB, há mais de 20 anos no poder em São Paulo.