SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/03/2009 - 14h36 |

Dieese divulga estudo sobre a mulher e o mercado de trabalho

Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, o DIEESE e a Fundação Seade realizaram, no último dia 04 de março, a divulgação especial com dois estudos sobre a mulher no mercado de trabalho, na Região Metropolitana de São Paulo.

Um dos estudos mostra a evolução da participação da mulher no mercado de trabalho na comparação entre os anos 2007 e 2008, evidenciando o crescimento desta participação, o aumento de seu nível de ocupação e o comportamento de seus rendimentos.

No segundo, o enfoque é a relação entre a posição da mulher na família, a existência ou não de filhos, e a sua inserção no mercado de trabalho. Neste caso, os dados são para o biênio 2007/2008.

O estudo mostra que a taxa de participação das mulheres (que estão no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas) voltou a crescer em 2008. Esse aumento ocorreu em todos os grupos de cidade, escolaridade, raça/cor e posição no domicílio (como chefe ou esposa), mas atingiu, particularmente, as mulheres de 50 a 59 anos, as que tinham pelo menos o ensino fundamental completo e as esposas.
Para as mulheres, o nível de ocupação cresceu mais do que para os homens, principalmente nos setores de serviços e de comércio.

Também houve a divulgação de estudos semelhantes nas regiões onde a PED é realizada: Distrito Federal e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.