SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 22/03/2010 - 14h10 | Redação

Mídia se prepara para atacar Lula e Dilma

Com o fim da ditadura militar e início das eleições diretas, o Brasil conseguiu enxergar de forma mais clara, nos últimos 21 anos, o poder da mídia sobre os cidadãos, principalmente o poder da televisão. A eleição de 1989 foi marcante nesse aspecto. Uma edição tendenciosa atrasou o crescimento brasileiro, até que em 2002, contra a vontade da mídia, o presidente Lula se elege.

A vitória de um petista, metalúrgico, dirigente sindical, pernambucano e corintiano colocou em xeque o poder da mídia brasileira. Como foi possível perder a eleição? Faltou empenho da mídia? Entender o porquê ficou difícil, mas o fato é que Lula ganhou e quatro anos depois foi reeleito. Com o excelente trabalho desenvolvido, ficou impossível segurar o povo.

Hoje, a dificuldade da mídia é desconstruir o que Lula e o PT fizeram. Atacar o presidente que chega com popularidade altíssima no fim do mandato, algo incomum, principalmente se tratando de dois mandatos com quase oito anos, é atirar no próprio pé! No entanto, não atacar significa deixar o Brasil continuar o projeto popular de crescimento com desenvolvimento social.

As opções do empresariado da direita e da mídia ficaram escassas, por isso recentemente, um grupo da comunicação se reuniu com o objetivo de pensar como derrotar um projeto de Brasil que possa tirar os pobres da miséria e que possa aumentar o lucro de quem já ganha muito, há muito tempo. As opções são poucas. Entretanto, não podemos subestimar.

A reunião ocorreu com representantes dos maiores veículos de comunicação comercial do país: emissoras de televisão, jornais de circulação nacional e agências de comunicação. O que foi discutido, em síntese, é o que eles chamam de “Risco Dilma”. Assustados com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto da ministra, os representantes da direita querem mudar o caminho que o país tomou com Lula na Presidência.

O povo brasileiro tem aprendido muito e – ainda que o ataque contra Dilma, Lula e o PT sigam durante todo o ano de 2010 – há um verdadeiro arsenal de conquistas dos trabalhadores e de crescimento do país, que podem servir de antídoto para os ataques da mídia organizada a favor do empresariado da direita.