SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 31/03/2010 - 10h57 | Redação

Dra. Margarida Barreto é destaque em 2009

Dra. Margarida Barreto, médica especialista em saúde do trabalhador, que atua no Sindicato, recebe prêmio “Destaque do Ano”, referente ao ano de 2009, por sua atuação em defesa da saúde dos trabalhadores. O prêmio é concedido pelo Grupo Cipa, que atua na área de segurança do trabalho, feiras e eventos.

A premiação instituída em 1985 premia profissionais ligados ao mundo trabalho em todo o Brasil. O grupo edita quatro revistas: Revista SAUT – Saúde do Trabalhador; Revista CIPA – Segurança no Trabalho; Revista Incêndio – Prevenção de Incêndios; Revista Security – Segurança Privada.

O processo de votação acontece nas revistas e no site. Em cada uma das revistas são encartadas fichas, a partir de novembro, nas quais os leitores votam em seis personalidades naquela área, que em sua opinião foram destaques no ano e justificam o voto.


Nesses 25 anos já foram premiados mais 300 profissionais nas áreas de segurança no trabalho, segurança privada, prevenção e combate a incêndio e saúde no trabalho. O objetivo da premiação, segundo Márcia Rocha, coordenadora do prêmio, é homenagear os profissionais que atuam pela melhoria das condições no ambiente de trabalho e com isso contribuem para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Então o prêmio é uma forma de reconhecer todo esse trabalho árduo dentro do chão de fábrica das empresas, esse é o maior objetivo da premiação”, afirma Márcia.


A coordenadora conclui afirmando que “os profissionais contemplados representam os milhares de profissionais de todo o Brasil que dedicam sua vida na promoção e defesa da vida dos trabalhadores”.

Dra. Margarida Barreto

Para a dra. Margarida Barreto, doutora em Psicologia Social, médica especialista em saúde do trabalhador que atua no sindicato há mais de 16 anos, o premio é o reconhecimento de um trabalho que teve início no Sindicato, “mas, o prêmio não é só meu, é um prêmio que diz respeito a uma luta, portanto, é de todos os trabalhadores e trabalhadoras que de alguma forma tem perdido o medo e tido coragem de dar visibilidade aos problemas que enfrentam no local de trabalho”.

Para a dra. esse prêmio é especial porque teve a participação de trabalhadores de todo o país. “Todo prêmio é especial, mas esse é mais porque envolve trabalhadores cipeiros, de todo o Brasil e vem num momento em que lutamos para que se tenha uma lei federal que impeça o constrangimento e humilhação no local de trabalho. Essas práticas têm que ser combatidas e a responsabilidade quando existe a prática de violência no ambiente de trabalho é da empresa”, enfatiza.

As empresas quando promovem a reestruturação do trabalho precisam levar em conta que seu funcionário não é objeto e sim ser humano. “Quando a empresa reorganiza o trabalho não pode aceitar uma cultura de desrespeito ao outro, de invasão de privacidade, de violação de direitos, como vem acontecendo de forma costumeira. A empresa tem de pensar que quem vende a força de trabalho a ela é um ser humano, sujeito de direitos e não pode de forma alguma ser tratado como objeto”, conclui a dra. Margarida.

Para Lourival Batista Pereira, quem lida com a saúde, lida com o sofrimento das pessoas e isso não é fácil, poucas são as pessoas que se dispõe a esse importante trabalho. “E quando se mexe com a saúde do trabalhador se mexe também com o local de trabalho e isso sabemos que é complicado, pois, as empresas não estão muito interessadas na saúde dos seus funcionários. No entanto, qualquer melhoria que a empresa faça pela saúde do trabalhador ela mexe na sua estrutura e melhora consequentemente o ambiente de trabalho, é isso que verificamos em nosso dia-a-dia”.

Dra. Margarida é reconhecida internacionalmente “e para nós do Sindicato é uma satisfação muito grande tê-la conosco, pois todas as ações começaram aqui, o combate a LER/DORT, assédio moral, entre outras questões e, quem ganha são os trabalhadores, não só da nossa categoria, mas, todos os trabalhadores, pois o que fazemos sempre socializamos com as demais entidades sindicais. Esse prêmio vem coroar o trabalho de anos de luta em defesa da saúde e da qualidade de vida dos trabalhadores”, conclui Lourival.

Ouça entrevistas sobre o prêmio no programa Os Alquimistas! Acesse a página inicial do site www.quimicosp.org.br e clique no banner do programa.