SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 26/05/2010 - 15h17 | Observatório Social

10º Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical

Nos últimos 40 anos, o Brasil passou por um período de quase 20 anos de Ditadura Militar e 20 anos de crise econômica, que alternou pequenos sopros de crescimento com prolongados períodos de recessão. Nesse longo interregno, a discussão sobre desenvolvimento econômico foi acalorada entre os diversos atores da sociedade brasileira. Porém tanto a repressão política como a crise econômica inibiram a disseminação desse debate para setores mais amplos da sociedade congelando sua abordagem estratégica.

A partir de um crescimento econômico mais robusto da economia brasileira em 2005 (com exceção do período da crise), combinada com um cenário de democracia e movimentos sociais organizados em nível nacional ocorreu um recrudescimento do debate sobre qual modelo de desenvolvimento econômico queremos para o nosso país. Nos últimos anos também arrefeceu a discussão sobre o aquecimento global e os seus impactos para o meio ambiente, com o conseqüente engajamento de setores importantes da sociedade civil na defesa de um modelo de desenvolvimento que contemple além dos aspectos econômicos e sociais também os aspectos ambientais.

A Central Única dos Trabalhadores – CUT tem promovido uma série de iniciativas com seminários, cursos e oficinas estimulando um amplo debate entre dirigentes de todo o país com objetivo de construir um documento sobre desenvolvimento sustentável na perspectiva dos trabalhadores com vistas a influenciar e buscar o comprometimento dos candidatos à presidência da República nas próximas eleições e, também, desencadear um processo permanente de discussão sobre essa importante questão.

O Instituto Observatório Social – IOS, também abordará na sua 10º Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical o debate sobre Desenvolvimento Sustentável promovendo mais um espaço de acúmulo e debate como forma de contribuir para disseminação de propostas vitais para o futuro do nosso país.

Objetivos


•Fomentar o debate acerca das propostas de desenvolvimento para o movimento sindical a partir da visão dos trabalhadores e trabalhadoras;
•Divulgar a Plataforma da CUT para as Eleições 2010 com propostas para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável dentro do processo de disputa de hegemonia na sociedade brasileira no cenário político atual.
•Debater as perspectivas de construção de um modelo alternativo de desenvolvimento que seja capaz de romper com os desequilíbrios sociais estruturais e históricos da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, seja uma referência de sustentabilidade para o nosso tempo.


10ª Conferência Pesquisa e Ação Sindical

Data: 09 e 10 de junho de 2010.
Local: Hotel Comfort Downtown, Rua Araujo, 141 – Centro – São Paulo (SP)

PROGRAMA PRELIMINAR


Dia 9 de junho (quarta-feira)

8h30 – Café de boas-vindas

9h30 – Abertura Institucional

Artur Henrique dos Santos – presidente da CUT
Aparecido Donizeti da Silva – presidente do Instituto Observatório Social
Yesko Quiroga – representante da FES no Brasil

10h00 – 12h30 -Painel 1 – Desafios para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável

Objetivo: Debater os novos paradigmas de desenvolvimento que sejam capazes de romper com o padrão social estruturante da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, apontem para um modelo de desenvolvimento sustentável em sentido amplo (social, ambiental, econômico, cultural).

Expositores:
Paulo Itacarambi – Diretor Executivo, Instituto Ethos
Emir Sader – Secretário Geral, FLACSO

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 16h00 – Painel 2 – Qual o papel do Estado na promoção do desenvolvimento no cenário atual?

Objetivo: Refletir sobre qual seria o papel do estado na promoção do desenvolvimento no contexto atual(mundo globalizado; pós neoliberalismo; pós crise). Qual seriam os paradigmas de um estado indutor de desenvolvimento no mundo atual, quais seriam as principais diferenças com o modelo desenvolvimentista latino americano de meados do século XX? Qual seriam as referências para se pensar um modelo de regulação voltado para o desenvolvimento sustentável?

Expositores:
a confirmar

16h00 – 16h30 – Pausa para Café

16h30 – 18h00 – Painel 3 – Democracia, participação e controle social


Objetivo:debater qual os desafios para o avanço da democracia no Brasil que permita uma participação e controle maior da sociedade civil sobre as questões fundamentais que afetam os interesses da população em geral. Apesar da importância do voto direto e universal em nosso país ainda falta capilaridade na democracia brasileira que permita as rupturas necessárias com os gargalos do atual do modelo político brasileiro.

Expositores:
Selma Rocha – Diretora, Fundação Perseu Abramo
Outro(s) nome(s) a confirmar

Dia 10 de junho (quinta-feira)

9h00 – 12h30 – Painel 4 – Desenvolvimento, Trabalho e Meio Ambiente

Objetivo: debater as possiblidades de convergência entre o mundo do trabalho e a preservação do meio ambiente. Muitos empresários tendem a considerar a sutentabilidade apenas pelo viés ambiental, esquecendo os apectos trabalhistas e sociais. Por outro lado, no mundo do trabalho muitas vezes se dá pouca importãncia aos aspectos ambientais. Como pensar um modelo de desenvolvimento que valorize o trabalho e o meio ambiente? Qual o papel do trabalho num sociedade sustentável? Como construir uma sinergia entre trabalho e meio ambiente na sociedade do futuro?


Expositores:
João Paulo Cândia Veiga – Universidade de São Paulo (USP)
Carmen Helena Foro – Secretária de Meio Ambiente, CUT
Paulo Sérgio Muçouçah – Coord. Prog. de Trabalho Decente e Empregos Verdes, OIT Brasil
Ricardo Abramovay – Universidade de São Paulo (USP)

12h30 – 14h00 – Almoço

14h00 – 17h00 – Painel 5 – Que modelo de desenvolvimento queremos?

Objetivo: Apontar visões /perspectivas dos diferentes atores políticos da sociedade brasielira sobre qual modelo de desenvolvimento de vislumbra para o futuro a partir dos desafios do presente.

Expositores
Artur Henrique dos Santos – presidente, CUT
Silvio Caccia Bava – Coordenador Executivo, Instituto Pólis
José Dari Krein – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade de Campinas (Unicamp)
Outro(s) nome(s) a confirmar

17h00 – 17h30 – Encerramento


Artur Henrique dos Santos – presidente, CUT
Aparecido Donizeti da Silva – Presidente do IOS
Yesko Quiroga – representante da FES no Brasil

Realização: Instituto Observatório Social, Central Única dos Trabalhadores e Fundação Friedrich Ebert
Patrocínio: DGB Bildungswerk, FNV Mondiaal

 Inscrições a partir de sexta-feira (28/05) no hot site da Conferência Pesquisa & Ação Sindical – em breve!
 

Mais informações acesse: http://www.observatoriosocial.org.br/portal/index.php?option=content&task=view&id=4275&Itemid=89