SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 05/11/2010 - 14h02 | Assessoria do Vereador Francisco Chagas

São Paulo comemora o Dia do Químico nesta sexta-feira, dia 5

Nesta sexta-feira (05/11) o município de São Paulo comemora o Dia do Trabalhador do Ramo Químico. A data foi presenteada, há seis anos, pelo Vereador Francisco Chagas aos trabalhadores que atuam nos setores de Químicos e Plásticos. O Vereador demonstrou seu reconhecimento através da Lei nº 13.926, de 22 de novembro de 2004.

“É uma justa homenagem a essa classe de trabalhadores que tanto contribuem para o desenvolvimento da indústria e da economia nacional e das relações de trabalho”, definiu Chagas.   
 
O Vereador, que é ligado ao Ramo dos Químicos e Plásticos de São Paulo e é Diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Plásticas de São Paulo e Região, destaca a importância e a força da categoria que comemora 77 anos de existência em organização sindical.
 
“Este é um dos maiores Sindicatos de São Paulo, responsável por ajudar a construir as diretrizes para milhares de trabalhadores que atuam no setor, levantando as principais bandeiras das lutas históricas que vão desde a busca por direitos de trabalho digno, com jornada de trabalho de 40 horas, à liberdade sindical e apoio aos movimentos populares, entre tantas outras”, destacou Francisco Chagas.
 
O Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo nasceu em janeiro de 1933 no bairro do Brás. Na época representava os trabalhadores da Companhia São Paulo de Gás. A empresa inglesa não gostou nada da organização dos operários e, em apenas dois anos, conseguiu inviabilizar a existência do Sindicato.
 
Assim, os trabalhadores dos Químicos e Plásticos, divididos em dois sindicatos, organizam grupos de oposição sindical. O objetivo era um sindicalismo combativo e livre de todas as amarras da ditadura. Esses grupos são vitoriosos e em 1982 os Químicos vencem as eleições sindicais; não demora muito e, em 1985, os Plásticos também vencem.
 
Finalmente, em 1994 os sindicatos dos Químicos e Plásticos se unificam, elegendo uma única diretoria. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Plásticas de São Paulo e Região está, desde 1977, localizado em Sede própria na Rua Tamandaré, no bairro da Liberdade.