Gestão de resíduos em escritórios e fábrica
A nova legislação sobre a gestão de resíduos sólidos, que foi aprovada em agosto e regulamentada em dezembro do ano passado, obriga empresas e poder público a evitar e minimizar a geração de resíduos, a adotar a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final de tudo aquilo que não for reciclável. O objetivo é eliminar até 2014 os “lixões”, substituindo-os por aterros eletroeletrônicos.
Para isso, as empresas deverão viabilizar, por meio da chamada “logística reversa”, o retorno de materiais, produtos e embalagens que se enquadrem no regulamento atual e em outros que vierem a ser estabelecidos por meio de acordos setoriais, dos quais o Sindicato poderá participar.
Por isso, Lourival Batista, coordenador da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Sindicato, recomenda que o assunto seja discutido nas reuniões da CIPA, na SIPAT, com a Comissão de Fábrica e o Sindicato.
“Os trabalhadores de escritórios e fábricas devem certificar-se de que a empresa está adotando medidas como separação de lixo, coleta seletiva, reciclagem, apoio às cooperativas de catadores, programas de conscientização, destinação adequada de pilhas, baterias, teclados, mouses, computadores, monitores, pneus, óleos e lubrificantes, lâmpadas, etc.”, descreve Lourival.
Para ele, a “participação dos trabalhadores nessas ações, seja nas fábricas ou nos escritórios, pode ajudar a empresa no cumprimento da lei e no aprimoramento da sua responsabilidade social e ambiental, ao mesmo tempo estamos melhorando nossa cidade, nossa saúde e qualidade de vida”, complementou o dirigente.
O Sindicato está de olho no cumprimento da lei e se coloca à disposição de CIPAs, Comissões de Fábrica e companheiros de pequenas e médias empresas para ajudar nesse objetivo.