SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 21/09/2011 - 00h00 | Diretoria Colegiada

Instalação da Comissão da Verdade significa a vitória dos militantes de esquerda sobre a Ditadura


Os atos de desrespeito aos seres humanos praticados durante o período do Regime Militar (1964–1985) precisam ser apurados. É isso o que pretende o Governo Federal com a Comissão da Verdade. No entanto, o projeto encontra resistência na oposição. Alguns deputados não querem que exista punição para quem praticou tortura e outros crimes em nome de um regime político.

Em primeira análise, o que se pode pensar é que aqueles que resistem à ideia de apurar esse período triste da nossa história estejam comprometidos com os criminosos. Mas também é possível pensar que concordem com os atos de tortura que tanto feriram toda uma geração de cidadãos que lideravam a reflexão e a política democrática da época. Liberdade é pouco, exigimos justiça.
 
O fim da Ditadura trouxe a ideia de que a Liberdade adquirida e o início das eleições diretas fossem suficientes para jogar embaixo do tapete toda a sujeira praticada. No entanto, as marcas do sofrimento imposto aos militantes torturados e mortos ficaram. Familiares buscam ainda hoje pelo corpo de companheiros que foram assassinados depois de muita tortura.
 
No Sindicato dos Químicos de São Paulo há um trabalho exemplar de homenagem ao primeiro preso político da Ditadura Militar, Virgílio Gomes da Silva. Assassinado pelo Regime Militar, a sua família conta com apoio do Sindicato e de outras organizações na busca dos restos mortais. A Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal orientaram a busca no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo. Acredita-se que, muito em breve, o corpo de Virgílio será encontrado.
 
A solução de casos como o de Virgílio, a punição de bandidos que se esconderam atrás de um regime político, a certeza de que não existirá nenhuma possibilidade de a Ditadura voltar, além da resposta às famílias que querem ver a vitória da luta dos militantes que acreditavam num país justo e democrático. Os militantes da esquerda venceram e a instalação da Comissão da Verdade será a melhor prova.