SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 22/11/2011 - 14h27 | Redação

Prêmio CUT democracia e liberdade Sempre

A CUT Nacional promove a partir de 2011 o Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre. O manifesto de lançamento do prêmio foi em 13 de dezembro de 2010, quando completou 42 anos do famigerado AI-5 (Ato Institucional Nº 5) que recrudesceu ainda mais a ditadura militar em nosso país. A instituição do prêmio é mais uma forma de manter viva a memória da história de lutas do povo brasileiro. É, portanto, uma justa homenagem àqueles e aquelas que lutaram e lutam pela democracia e liberdade em nosso país. “Sem democracia, não há liberdade. Sem liberdade, não há democracia”, diz o manifesto.

O Prêmio CUT Democracia é Liberdade Sempre tem cinco categorias: personalidade de destaque na luta pela redemocratização do Brasil; personalidade de destaque na luta por democracia e direitos dos trabalhadores; personalidade de destaque na luta por democracia e justiça no campo; instituição de destaque na luta por democracia e liberdade.

Um dos indicados para receber o prêmio é Virgilio Gomes da Silva, na categoria personalidade de destaque na luta por democracia e direitos dos trabalhadores. “Operário químico, foi militante do Sindicato da categoria em São Paulo, organizando os trabalhadores nas décadas de 1950 e 1960. Foi preso em 29 de setembro de 1969 por agentes da repressão. Vítima de tortura foi assassinado no mesmo dia nas dependências do DOI-CODI. Seus restos mortais nunca foram encontrados”, afirma o breve perfil de Virgilio na página da CUT.

A direção do Sindicato dos químicos de São Paulo convida a categoria a acessa a página da CUT www.cut.org.brentrar no link do prêmio, no início da página e votar em todas as cinco categorias, na terceira categoria recomenda-se o voto em Virgilio Gomes da Silva. A votação vai até 30 de novembro. O anuncio dos vencedores será feita em 2 de dezembro, na sede da CUT.

A entrega do Prêmio será 13 de dezembro, às 19h30, no TUCA/PUC (Teatro da Universidade Católica de São Paulo, na rua Monte Alegre, 1024, em Perdizes.