SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 16/12/2011 - 14h45 | Redação

Diálogo Social avança na AkzoNobel

Dirigentes sindicais e gerentes de Recursos Humanos das principais unidades da AkzoNobel no Brasil, Argentina, Colômbia e México estiveram reunidos recentemente em São Paulo no contexto do Encontro Ampliado da Rede de Trabalhadores na AkzoNobel Brasil, da qual o Sindicato dos Químicos de São Paulo faz parte, representado pelo companheiro Ronaldo Lima, empregado da empresa.

A empresa apresentou a visão de sustentabilidade que orienta suas atividades, enquanto os representantes dos trabalhadores questionaram aspectos específicos da aplicação dessa política nas localidades, além de comentar e apresentar sugestões que visam sua melhoria, principalmente nas dimensões econômicas e sociais do desenvolvimento sustentável.

Com o propósito de melhorar a relação de trabalho a coordenação da Rede apresentará proposta de visita às unidades, permitindo aos trabalhadores, gerentes locais, membros de CIPA e outros, conhecerem a natureza, a finalidade, os princípios e os objetivos da Rede de Trabalhadores da AkzoNobel.

Com o mesmo propósito, solicitará da empresa uma informação qualificada sobre suas atividades produtivas, instalações, contratação de serviços de terceiros e outros. Além disso, o Código de Conduta da empresa deverá ser analisado conjuntamente no próximo Encontro da Rede, para verificar se os compromissos ali assumidos – em particular aqueles relacionados a direitos trabalhistas e ambientais – são observados em todas as Unidades da empresa.

Por fim, acordou-se que os sindicatos que participam das atividades da Rede poderão solicitar acesso às Unidades para fins de sindicalização, integração de novos funcionários e diálogo permanente. A coordenação da Rede de Trabalhadores entende que o diálogo social facilita o momento da negociação coletiva que garante e amplia os direitos dos trabalhadores/as.