Campanha estimula jovens a tirar título de eleitor e votar nas eleições 2012
“Estimular a participação política dos/as jovens”. É com esse objetivo que a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) promove, durante os anos eleitorais, a campanha Se liga 16 – Construindo uma cidade com a nossa cara. Neste ano não poderia ser diferente: a Ubes aproveita as discussões sobre as eleições municipais brasileiras que ocorrerão no mês de outubro para convocar jovens de 16 e 17 anos de todas as cidades a adquirir o título de eleitor/a.
Segundo Manuela Braga, presidenta da Ubes, a campanha é realizada “desde o início da década de 1990” em parceira com entidades estudantis locais. A iniciativa acontece de acordo com a realidade de cada local: palestras, peças de teatro, apresentações musicais e debates são apenas algumas maneiras encontradas pelas entidades para estimular os/as adolescentes a usufruírem o direito do voto.
Em alguns locais, são realizadas visitas aos cartórios eleitorais para que os jovens possam conhecer o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), tirar o título de eleitor e ainda ter contato com a urna eletrônica. Em outros, entidades estudantis agendam nas escolas a utilização dos laboratórios de informática para que os/as alunos possam solicitar o título pela internet.
A campanha vai além de simplesmente convocar a juventude a adquirir o título de eleitor e votar. Assuntos como políticas para educação, reformas urbana e política, fomento à cultura e ao esporte também estão na pauta das discussões com os jovens. “[A intenção] é conversar com os jovens sobre a importância do voto e de acompanhar e cobrar dos políticos que elegeram”, comenta Manuela.
A presidenta da Ubes explica que a campanha Se liga 16, neste formato de incentivo à solicitação do título eleitoral, vai até o dia 9 de maio, quando encerra o prazo para pedir o título de eleitor/a pela primeira vez. Entretanto, a discussão sobre as eleições continuará ao longo de 2012. “No decorrer do ano vamos realizar outras atividades, como caravanas para discutir a cidadania”, afirma, lembrando que nessa fase as ações também ocorrerão de acordo com a realidade local.
Se liga 16!
O prazo máximo para alistamento eleitoral é dia 9 de maio. Jovens que tenham interesse em votar nas eleições deste ano e que ainda não têm título devem comparecer ao cartório eleitoral da cidade com documento oficial de identidade (RG, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar obrigatório (para caso de homens maiores de 18 anos).
Quem quiser, pode começar o processo de alistamento pela internet, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). Após preencher a ficha de solicitação do título, o/a eleitor/a deve comparecer ao cartório eleitoral da cidade com os documentos exigidos.
Segundo dados do TSE, de janeiro deste ano, o Brasil possui 1.712.598 eleitores/as de 16 e 17 anos. Desses, 454.555 possuem 16 anos e 1.258.043 têm 17 anos. Neste ano, eleitores/as brasileiros/as irão às urnas para eleger prefeitos/as (e respectivos/as vice-prefeitos/as) e vereadores/as. O primeiro turno está marcado para ocorrer no dia 7 de outubro. Nas cidades em que os/as representantes não forem eleitos/as já no primeiro turno, a segunda rodada ocorrerá no dia 28 do mesmo mês.
Mais informações: http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?lang=PT&cat=90&dt=&cod=65299