CUT debate desenvolvimento no 1º de Maio
Nos últimos anos, na semana do 1º de Maio, a CUT/SP convoca trabalhadores/as para debater temas importantes sobre a sociedade. Neste ano, o debate será sobre a realidade socioeconômica e ambiental, focando o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, e Uruguai).
A primeira atividade será um Seminário Sindical Internacional para debater as estratégias e possibilidades para o desenvolvimento nacional e internacional. A reflexão será a partir do ponto de vista dos/as trabalhadores/as. Para participar Desse debate foram convidados um governador de cada região brasileira: Norte – Tião Viana (Acre), Nordeste – Eduardo Campos (Pernambuco), Sul – Tarso Genro (Rio Grande do Sul), Sudeste – Sergio Cabral Filho (Rio de Janeiro), Centro-Oeste – Silval Barbosa (Mato Grosso). Também foram convidadas lideranças sindicais dos países que compõem o BRICS e o Mercosul.
O Seminário é aberto para dirigentes sindicais de todos os sindicatos cutistas e será no dia 26 de abril, o dia todo, com início às 9h, no SESC Belenzinho. Nas 17 subsedes da CUT no estado de São Paulo acontecerá também um seminário focando a realidade de cada região.
Atividade política-Cultural
No dia 30 de abril, segunda-feira, no Vale do Anhangabaú, a partir das 11h, momento especial com apresentação da cultura das regiões do Brasil: Bumba Meu Boi (Nordeste), Carimbó (Norte), Dança das Fitas (Sul), Jongo (Sudeste) e comidas típicas regionais na feira gastronômica (açaí, tacacá, pastel de camarão, carne de sol, churrasco, acarajé e muito mais).
Ainda no dia 30, há Roda de Samba com os melhores sambistas da atualidade: Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Reinaldo, Príncipe do Pagode, Lecy Brandão, Marcinho do Cavaco, entre outros. Ainda o melhor do rap de São Paulo, com Rappin Hood.
No dia 1º de Maio, terça-feira, as manifestações começam com ato inter-religioso. Em seguida, Ato Cultural com presença do ator e diretor Celso Frateschi, da atriz Leticia Sabatella e o esportista Rodrigo Rosa (Halterofilista). Na manifestação e ato político sindical, com presença das principais lideranças do movimento sindical cutista, haverá show com Elba Bamalho, Renato Borguetti, Paula Fernandes, Belo, Pixote, Turma do Pagode, Edson e Hudson e Leonardo.