SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/08/2012 - 13h27 | Redação

Governo amplia fiscalização sobre importados

O governo vai ampliar a fiscalização e o combate às importações irregulares. O Centro Nacional de Gestão de Riscos Aduaneiros (Cerad), criado há quinze dias, começa, em agosto, a monitorar todas as informações produzidas no país sobre as mercadorias importadas que chegam aos portos e aeroportos brasileiros.

Será responsabilidade do Cerad checar se as ações de defesa comercial do governo estão funcionando, e também sugerir novas iniciativas de combate às importações ilegais e irregulares. O novo órgão, será administrado pela Receita Federal e contará com a contribuição da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento

O Cerad será o interlocutor do governo com todos os agentes do Estado que lidam com comércio exterior, como o Ministério da Agricultura, a Polícia Federal (PF), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O novo centro também será o responsável por modelar junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) um novo instrumento para melhorar o controle das normas técnicas dos produtos importados.