SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 04/04/2013 - 15h57 | Rede Brasil Atual

Sustentabilidade e democratização da informação integram temas do 1º de Maio

 

São Paulo – A chamada “agenda dos trabalhadores” estará novamente no cardápio das comemorações do 1º de maio, Dia do Trabalho, quando as centrais sindicais organizam uma série de atos para lembrar temas que tentam emplacar também na pauta do Congresso e do governo federal, ainda sem sucesso. Entre eles, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e a ratificação de convenções internacionais que tratam de proteção contra demissões arbitrárias e direito a negociações coletivas no setor público.

“O Dia do Trabalho não é um dia de festa, mas um momento de luta. Nós aproveitamos a data para reforçar nossa pauta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, diz o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. Além desses tópicos, integrantes das pautas de todas as reuniões que têm levado as centrais a Brasília nos últimos tempos, os eventos são reforçados com diferentes abordagens temáticas, de acordo com os organizadores.

A CUT de São Paulo, por exemplo, destacará como eixo dos eventos que promoverá o tema Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. A programação começou no último dia 25 de março, em Osasco, e continuará a partir da próxima sexta-feira (5), nos municípios de Ourinhos, Mogi, Presidente Prudente, Campinas, Sorocaba, São Jose do Rio Preto, Araçatuba, Itapeva, Ribeirão Preto, Bauru, Jundiaí, Guarulhos, São Paulo e em cidades do Vale do Paraíba, do ABC, da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

A programação prevê oficinas e debates sobre temas relacionados à sustentabilidade, como uso racional recursos energéticos, consumo consciente, reforma agrária e o novo Código Florestal. Na capital paulista, haverá também uma feira gastronômica de produtos orgânicos no dia 30 deste mês e outra de produtos da agricultura familiar, no dia 1º de maio. No dia 28, a central promove um passeio ciclístico pelo centro histórico da cidade, com saída e chegada no Vale do Anhangabaú. As inscrições vão até o dia 23 e devem ser feitas pelo site da CUT-SP.

Na zona sul de São Paulo, a programação do 1º de Maio inclui um casamento comunitário para 50 casais hetero e homoafetivos que morem no Parque do Arvoredo, no Grajaú, na Capela do Socorro e até o número 2.300 da Estrada do M’ Boi Mirim. Haverá ainda atividades culturais, shows e prestação de serviços.

“O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade estão vinculados intimamente à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Em nosso país, com o crescimento econômico atual, a reforma agrária é urgente como alternativa para geração de emprego e renda e de produção de alimentos que respeitem o meio ambiente, a saúde do trabalhador do campo e do consumidor urbano”, lembra o presidente estadual da CUT, Adi dos Santos Lima.

A central promoverá, ainda, seu 1º Concurso Literário de Poesia. Com o tema Trabalho Decente, ele será aberto a trabalhadores ou aposentados associados aos sindicatos filiados à CUT e seus dependentes diretos. As inscrições vão até segunda-feira (8) e devem ser feitas pelo internet. Os três primeiros colocados ganharão iPhone, iPad e iPod.