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Postado em: 28/03/2014 - 11h13 | Redação

Pesquisa da Apeoesp mostra deficiências da rede estadual de ensino

Pais, alunos e professores desaprovam a forma atual de progressão continuada implementada pelo governo do Estado de São Paulo.  A conclusão é da pesquisa “Qualidade da Educação nas Escolas Estaduais de São Paulo”, iniciativa da Apeoesp (Sindicato dos Professores de São Paulo) e realização do Instituto Data Popular.

A pesquisa ouviu 2.100 pessoas em todas as regiões do Estado de São Paulo – 700 professores, 700 pais e 700 alunos.  Dos pais entrevistados, 94% se colocaram contra o atual sistema de progressão continuada que resulta numa verdadeira “aprovação automática” dos alunos.  Dentre os professores, 63% também desaprovam a forma atual de progressão continuada e, dentre os estudantes, 75% tem a mesma opinião.   

Um dos dados mais significativos revelados pela pesquisa é o de que pais e alunos valorizam muito os professores. Os docentes são os mais bem avaliados pelos pais e os alunos entre os agentes envolvidos na escola pública. Os professores receberam dos pais nota 6,39 e dos alunos, nota 6,35.

A qualidade da educação está ligada diretamente à qualificação e valorização dos professores para 34% dos pais e 40% dos alunos.

A falta de segurança é percebida como um dos principais problemas da escola pública por 32% dos professores, 37% dos pais e 25% dos alunos. Os dados apontaram que 57% dos professores e 70% dos alunos já sofreram algum tipo de violência.

A pesquisa também detectou que 36% dos professores e 35% dos alunos já presenciaram casos de discriminação contra alunos homossexuais. A discriminação pela cor da pele foi presenciada por 29% dos professores e por 33% dos alunos.