SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 22/07/2014 - 14h12 | Redação

Volume morto do Alto Tietê será utilizado a partir de agosto

A Sabesp anunciou na segunda-feira (21) que vai utilizar a água do volume morto da reserva do Alto Tietê a partir de agosto, após a utilização e o quase esgotamento da reserva do Sistema Cantareira. O déficit diário de água no fornecimento em julho é de 1 bilhão de litros. A companhia pretende retirar 25 bilhões de litros das reservas profundas de duas das cinco represas que formam o Sistema Alto Tietê, o que daria uma sobrevida de 25 dias ao manancial.

A crise da água em São Paulo que começou em março deste ano tem tomado proporções preocupantes e o Governo do Estado continua afirmando que tudo está sendo monitorado. Estudos indicam que o manancial que abastece cerca de 4 milhões de pessoas na região leste da Grande São Paulo e da capital podia secar ainda neste ano. Além da falta de chuva na região, o Alto Tietê manteve seu ritmo de produção de água para socorrer o Cantareira, que foi poupado. À época, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que houvesse crise. “A Sabesp faz monitoramento e, mesmo com uma seca que é a maior dos últimos 84 anos, não teremos problemas no Alto Tietê”, afirmou.

A Sabesp aguarda ainda uma autorização da ANA (Agência Nacional de Águas) para retirar mais 100 bilhões do volume morto do Cantareira, além dos 182,5 bilhões que já estão sendo captados desde junho. O volume morto total do Cantareira é de 480 bilhões, sendo que 32,6% desse total já foi captado desde junho.