Para Idec, há evidências de racionamento de água em São Paulo
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) enviou nesta quarta-feira (30) uma carta à Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) afirmando que “há evidências de que está ocorrendo racionamento de água em São Paulo”.
A agência investiga se a Sabesp está realizando rodízio noturno desde maio, diminuindo a pressão da água na rede durante a madrugada. Segundo a campanha realizada pelo Idec desde o dia 26 de junho, até quarta-feira (30) foram relatados 494 casos de falta de água pelo site do Instituto. Para 73% dos participantes da campanha “Tô sem água”, a falta de água acontece pelo menos uma vez por dia. Para 74% a incidência de falta de água é durante a noite.
“Está evidente que o racionamento está ocorrendo, por isso, acreditamos que os dados serão extremamente importantes para ajudar a Arsesp concluir o mais rápido possível a investigação” apontou o Instituto.
Ainda de acordo com os dados, a região da Zona Oeste registra o maior número de queixas, 27%; seguida pela Zona Leste com 24%, Zona Norte com 23%, Zona Zul com 18% e Grande São Paulo com 8% . Dos participantes que responderam à campanha, 57% disseram ter percebido comprometimento na qualidade da água que chega à suas residências.
O Idec também enviou carta à Sabesp, responsável pelo abastecimento de 18 milhões de pessoas na Região Metropolitano, e ao Governador Geraldo Alckmin com as informações. A campanha termina nesta quinta-feira (31) no site http://www.idec.org.br/especial/to-sem-agua