SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 05/08/2014 - 13h58 | Redação

Trégua negociada pelo Egito começa na Faixa de Gaza

Teve início na manhã desta terça-feira (5) a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza em um acordo de cessar-fogo negociado pelo Egito. O cessar-fogo de 72 horas entre Hamas e Israel mediado pelo Egito, é considerado como um primeiro passo para as negociações pelo fim de uma guerra que já dura um mês. Minutos antes de a trégua entrar em vigor às 8h da manhã (2h no horário de Brasília), o Hamas lançou uma salva de foguetes, chamando-os de “vingança” pelos massacres de Israel.

Uma autoridade egípcia anunciou a negociação: “Os contatos do Egito com as diferentes partes levaram a uma trégua de 72 horas em Gaza a partir das 05h00 GMT de amanhã (2h de Brasília nesta terça-feira) e o restante das delegações irá ao Cairo para negociações mais amplas”.

Desde o início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza, 392 crianças foram mortas e 2.502 feridas, anunciou a Unicef, braço das Nações Unidas para a Infância. A Organização estima que 370 mil menores precisam urgentemente de ajuda psicológica. “A destruição é total. Usaram armamentos horríveis que provocam terríveis amputações. E isto se passou na frente dos olhos das crianças, que viram morrer seus amigos e seus pais”, afirmou a chefe da Unicef em Gaza, Pernille Ironside. O saldo de mortos não é pequeno: em um mês, mais de 1.850 palestinos foram mortos.