SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/09/2014 - 12h25 | Redação

Eleições: Atenção às propostas e ao papel de cada um pode fazer a diferença

Em 2014, o Brasil vai às urnas com o objetivo de escolher representantes para cinco cargos diferentes: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O número de candidatos é grande, e isso pode causar confusão na cabeça do eleitor. Principalmente quanto às atribuições de cada cargo.

A campanha política já começou, e os debates têm ganhado mais espaço nos veículos de comunicação, nas redes sociais e nas ruas. No entanto, em geral a propaganda se resume a trocas de ofensas, e também a promessas que em alguns casos serão difíceis de serem cumpridas.

Falta esclarecer ao eleitor qual o verdadeiro papel de cada função. Com esse objetivo, o Sindiluta desenvolveu um roteiro com as principais atribuições de cada cargo. Assim, o eleitor conseguirá identificar com facilidade o que é responsabilidade do governo e da presidência e qual o papel de deputados e senadores.

O 1º turno das eleições acontecerá no dia 5 de outubro, e se houver 2º turno, será no dia 26 de outubro. O 2º turno só é realizado quando a eleição para presidente ou governador não é definida no 1º turno; para que isso ocorra, é preciso que o candidato favorito tenha 50% mais 1 dos votos válidos.

É importante observar ainda que o governador e o presidente dependem do poder legislativo (deputados e senadores) para que possam tocar seus projetos. Portanto, é preciso escolher representantes que estejam alinhados com as propostas dos candidatos ao governo e à Presidência.

(Clique na imagem para ampliar)