SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 06/10/2014 - 12h19 | Redação

Eleições 2014: segundo turno será dia 26 de outubro

O Brasil realizou neste domingo (5) o primeiro turno das eleições para presidente, senador, governador, deputado federal e estadual. No balanço realizado pelo presidente do TSE ( Superior Eleitoral), o ministro Dias Tófoli destacou que as eleições ocorreram em clima de normalidade, sem incidentes relevantes.

Dos mais de 142,8 milhões de eleitores brasileiros, 80% compareceram às urnas: “No dia de hoje, o balanço é de vitória da democracia”, disse o ministro.

A presidenta Dilma Rousseff, como já estava previsto pelas pesquisas de intenção de voto realizadas por vários institutos, confirmou o favoritismo e ficou em primeiro lugar, com 41,59% dos votos. Em segundo lugar, o tucano Aécio Neves gassou a candidata do PSB e totalizou 33,55% dos votos. Os dois candidatos disputam o segundo turno dia 26 de outubro, domingo.

Para o Senado, foram eleitos 27 senadores para um mandato de oito anos. Dos 27, cinco são mulheres. José Serra elegeu-se Senador por São Paulo com 58,49% dos votos. José Serra deve depor nessa semana no processo que investiga o caso de fraude em licitações de compra de trens da CPTM e do Metrô. 

Dos 13 estados que já elegeram seus governadores, São Paulo reelegeu Geraldo Alckmin como governador com 57,31% dos votos. Os principais desafios do governador para os próximos quatro anos serão a seca do Sistema Cantareira e a mobilidade urbana, entre outras questões. Outros 14 estados terão segundo turno para governador.

Na Assembleia Legislativa, a nova composição dos 94 Deputados ainda está indefinida pois muitas candidaturas ainda estão com recurso, Na Câmara Federal, Sâo Paulo contará com 70 deputados.