SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 25/11/2014 - 14h38 | Redação

No dia do doador de sangue especialistas ressaltam a importância da doação

Comemora-se hoje, 25, o Dia do Doador de Sangue e especialistas apontam para a importância da doação regular de sangue.

A Organização Mundial de Saúde diz que 5% da população de um país deve doar sangue regularmente. No Brasil esse percentual está entre 2% e 2,5%.

Para o gerente médico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), Fábio Lino, em entrevista ao site EBC, a pior situação é a doação a parentes e conhecidos em situações de emergência, um hábito dos brasileiros. “As campanhas ajudam pontualmente, mas falta conscientização. Falta essa cultura de perder um dia da vida para tentar ajudar o próximo doando sangue”, ressalta o médico.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde, não ter realizado tatuagens nos últimos 12 meses e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

Há um ano, tornou-se obrigatória no país a realização do teste de ácido nucleico (NAT), o que trouxe mais segurança às transfusões realizadas no país. O teste é o único capaz de detectar a presença do vírus do HIV, da Hepatite C e da Hepatite B no organismo entre o dia da contaminação por vírus e o momento de sua manifestação no organismo (janela imunológica).