SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 21/08/2015 - 15h40 | CNQ

Sindicato dos Químicos de Extrema e Região já nasce filiado à CUT e à CNQ

Agora os trabalhadores da base química de Extrema, Itapeva, Toledo e Munhoz poderão contar com seu sindicato mais próximo: o STIQUIMI MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas. Sintéticas, Cosméticos e Produtos de Tocador de Extrema, Itapeva, Munhoz e Toledo – MG.

Na quarta-feira, 19/08, trabalhadores do ramo químico marcaram presença no auditório do? STIMEIC – Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e Região para a fundação de seu sindicato. A diretora executiva e da secretaria de organização sindical e política da CUT Minas, Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos, abriu a assembleia enfatizando a importância da criação de um sindicato ativo e representativo, fez a leitura do edital de convocação e, ao final, pôs em votação a criação do STIQUIMI, que já nasce filiado à CUT e à CNQ.? Em seguida Lourdes leu o estatuto, explanando quais as atribuições dos sindicalistas ao criarem e assumirem tal cargo, e exercerem esta função frente às demandas e exercícios. Foi apresentada a chapa que se candidatou, que foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores presentes.

Todas as atividades ocorridas durante a assembleia contaram com o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo; Sindicato dos Químicos do ABC; Sindicato dos Vidreiros de São Paulo; Sindicato dos Papeleiros de Jaú – SP; CUT MG e CUT Nacional, e do STIMEIC que, além disso, apadrinhou a criação deste novo sindicato, disponibilizando suas dependências para o início das atividades sociais e legais do STIQUIMI MG.

“Os patrões explorando cada vez mais, pagamentos muito ruins, pouca valorização e descaso com a saúde. Que esta direção possa representar bem os trabalhadores do ramo químico de Extrema e região e conseguir ter uma negociação séria com os patrões para melhorar as condições de trabalho e de vida deles”, disse Lourdes Vasconcelos, ao destacar que está muito satisfeita e com a expectativa de que o sindicato recém fundado seja mais uma organização da classe trabalhadora para enfrentar nossos grandes desafios. “É para isto que existe a Central Única dos Trabalhadores. A criação do sindicato é só um passo, nós vamos estar o tempo todo juntos, ajudando eles a se estruturarem, organizar a pauta de reivindicações da categoria e oficializar a criação do sindicato junto ao sindicato patronal. Aqui na região não tem data base, tem péssimas condições de trabalho, acidentes de trabalho sempre acontecem e não há nenhuma indenização para o trabalhador. Por isso, um sindicato do ramo químico é fundamental”, afirmou.

Para a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, a criação do STIQUIMI MG ?contribuirá para uma melhor organização dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo: “?E?ste momento é de extrema importância para que eles consigam se organizar no local de trabalho e desenvolver o trabalho no sindicato que acabamos de fundar, porque eles estão no primeiro mandato e terão algumas dificuldades naturais do início. ?Mas nós da Confederação do Ramo Químico?, a CUT e o STIMEIC temos a missão de colaborar e ?nos solidarizar com estes trabalhadores, da?ndo todo o suporte para que eles possam fazer um mandato brilhante à frente do sindicato. Estou muito contente, pois é a realização de um sonho”, ?pontuou.

Lucineide destacou ainda que a fundação do sindicato é também o resultado da política de solidariedade que há no macrossetor indústria dentro da CUT. “Os trabalhadores químicos da região perceberam, ao verem os metalúrgicos organizados dando uma resposta aos da mesma categoria, que podiam se organizar, assim procuraram o STIMEIC para iniciar este embrião. Nós agradecemos toda essa solidariedade e nos colocamos à disposição. Estamos juntos, não somos metalúrgicos e nem químicos, somos a classe trabalhadora”.

O Secretário de Organização e Política Sindical da CNQ, Geralcino Santana Teixeira, e o coordenador executivo do Sindicato dos Químicos de São Paulo, Osvaldo da Silva Bezerra (Pipoka), também compareceram à assembleia de fundação.?

O presidente do STIMEIC, Vanderlei Marques, disse que a entidade dará todo o apoio na efetivação das pautas e lutas dos químicos. “Nós do ramo metalúrgico sabemos muito bem o quanto é difícil a nossa labuta do dia a dia para conquistar direitos, ser reconhecido enquanto trabalhador e trabalhadora, principalmente os de chão de fábrica que são os mais atingidos. Por isso sabemos da importância de se mobilizar, de se sindicalizar para o enfretamento dos desmandos patronais. O Sindicato dos Químicos vem somar as nossas forças e garantir o que é nosso de direito”, afirmou.