Químicos comemoram 90 anos de luta em defesa do trabalhador
O Sindicato dos Químicos de São Paulo comemorou em 20 de abril os 90 anos da entidade. O evento reuniu trabalhadores dos setores químico e farmacêutico, sindicalistas, militantes e políticos. “O aniversário de 90 anos foi no ano passado, em 2023, mas não tivemos a oportunidade de comemorar. Por isso resolvemos reunir a categoria e referendar essa importante data. São 90 anos em defesa do trabalhador e da democracia”, explicou Hélio Rodrigues, presidente da entidade.
Durante o evento foi lançado o livro “O Trabalho no Município de São Paulo”. Rodrigues assina a autoria do livro ao lado da pesquisadora da Unicamp, Marilane Teixeira, que comandou a pesquisa.
O ex-presidente, Domingos Galante, que liderou a retomada da entidade das mãos dos militares, em 1982, participou da comemoração e lembrou como era difícil organizar a base naquela época. “Um encontro como esse, com tanta gente reúnida era inimaginável naquela época. Éramos monitorados o tempo todo. Para retomar o sindicato tivemos que trabalhar dentro do sindicato, junto com os pelegos. Nos organizamos por dentro da estrutura e surpreendemos na eleição com uma chapa de oposição que venceu”, explicou Galante.
O colaborador Ronaldo Paschoal, com 40 anos de serviços prestados à entidade foi homenageado e recebeu uma placa em reconhecimento a sua dedicação por tantos anos ao movimento sindical.