SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 23/09/2015 - 10h37 | Redação

Químicos apoiam iniciativa em defesa da produtividade do setor

O Sindicato participou de audiência pública para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico em São Paulo, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 18 de setembro.

O objetivo dessa Frente Parlamentar é unir forças para tornar a indústria química mais competitiva no estado, promovendo o diálogo entre poder público, empresas privadas, entidades do setor e movimento sindical.

Além do coordenador-geral do Sindicato, Osvaldo Bezerra, compuseram a mesa da audiência o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart; o presidente executivo da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), Fernando Figueiredo; o prefeito de Santo André, Carlos Alberto Grana; o prefeito de Mauá, Donizete Pereira Braga; o presidente da Frente Parlamentar da Química em São Paulo, deputado estadual Luiz Turco; e o presidente da Frente Parlamentar da Química no âmbito nacional, deputado federal Paulo Pimenta, além de um representante da Secretaria de Energia de São Paulo e outros deputados que participam da iniciativa.

Os presentes destacaram a importância do estabelecimento de um contrato de longo prazo entre Braskem e Petrobras, que garanta o fornecimento de nafta com preço competitivo para a indústria petroquímica brasileira, visto que a negociação se arrasta desde o fim do ano passado e o acordo em vigor, que já é um aditivo, expira no dia 30 de setembro.

Com relação ao estado de São Paulo, Osvaldo Bezerra criticou a omissão do governador Geraldo Alckmin, que vem assistindo passivamente a transferência das indústrias de São Paulo para outros estados. Em seguida cobrou do governo estadual mais planejamento e investimento para superar os gargalos na infraestrutura produtiva, no sistema de geração e distribuição de energia e, principalmente, no abastecimento de água.