SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 26/07/2023 - 17h44 | Redação (SN)

FGTS vai distribuir lucros e terá novas regras de pausa de pagamento

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai distribuir aos trabalhadores o montante de R$ 12,7 bilhões, correspondente a 99% do lucro obtido no ano passado. A decisão foi tomada na última terça-feira (25), pelo Conselho Curador do FGTS.

Todo trabalhador com conta no FGTS em 31 de dezembro de 2022 receberá um depósito adicional, equivalente a 2,45% do saldo existente naquela data.

O Conselho também anunciou uma nova medida que deve beneficiar até 700 mil mutuários, de um total de mais de 4 milhões de pessoas que compraram a casa própria com recursos do FGTS, seja pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), seja pelo pró- cotista, em que não há limite de renda do comprador que tem conta no FGTS.

Pelas novas regras os bancos que financiaram a casa própria, quando pausarem por até seis meses a cobrança das prestações dos mutuários por falta de pagamento, não precisam mais repassar mensalmente ao FGTS os valores suspensos. “Antes os bancos que suspendessem os pagamentos por seis meses eram obrigados a continuar pagando ao FGTS, o que limitava o número de credores que ofereciam essa possibilidade ao mutuário. Agora sem a obrigação deste pagamento, acreditamos que mais bancos irão participar desta regra, beneficiando mais pessoas e evitando a inadimplência”, explica Clovis Scherer, economista que assessora a CUT no Conselho do FGTS. Ele, no entanto, ressalva que as prestações pausadas não serão canceladas, pois o valor do principal e da atualização e juros é incorporada ao saldo devedor do contrato, devendo ser pagas com a retomada da cobrança.