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Postado em: 20/10/2015 - 15h00 | Redação

Com atrasos e gastos acima do previsto, Governo do Estado quer privatizar obras do monotrilho

Com cinco anos de atraso, mais de R$ 7 bilhões gastos, três vezes mais do que o previsto, o monotrilho  mostrou o fracasso técnico do Governo de Geraldo Alckmin. A administração alega dificuldades financeiras para continuar as obras das linhas 15-prata, na zona leste, e da 17-ouro, na zona sul, e sinaliza que a única solução seria a privatização, prática comum do Governo do Estado.

Segundo o urbanista Marcos Kyioto, todo o dinheiro gasto nas obras do monotrilho foi mal aplicado. Segundo ele seria mais eficaz se tivesse sido investido em corredores de ônibus e na ampliação do metrô. “Não precisava ter um sistema intermediário. Com esses dois sistemas, se bem implantados,  todos os problemas da cidade seriam resolvidos. O monotrilho está sendo usado, aqui em São Paulo, como um substituto do metrô. Isso é um erro. Você pega um eixo que, tranquilamente, teria demanda para um metrô e coloca uma linha com uma capacidade um pouco menor. As pessoas vão ficar mais apertadas”, avalia.