SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 16/11/2022 - 14h24 | Redação

Casos de Covid-19 aumentam 120%

Em uma semana o Brasil registrou 120% de aumento no número de casos de Covid-19 , que passou de 3,8 mil casos por dia para 8,5 mil. O número de mortes também subiu de uma média diária de 36 para 46, aumento de 28%.

O Ministério da Saúde recomendou na segunda-feira (14) a volta do uso de máscaras, alerta que vinha sendo feito há dias por autoridades da área da saúde, devido ao substancial aumento de casos.

As novas subvariantes da variante Ômicron, a principal delas a BQ.1, vêm provocando aumento de internações e mortes em todo o mundo, especialmente de idosos e pessoas que não tomaram todas as doses da vacina.

A maioria dos hospitalizados é idosa, imunossuprimida (paciente transplantado, oncológico etc.) ou está com a vacina atrasada – não tomou nenhuma dose ou estão pendentes as doses de reforço (3ª e 4ª), segundo médicos de São Paulo ouvidos pelo Estadão. Segundo eles, a baixa adesão ao reforço vacinal e a circulação de novas subvariantes da Ômicron estão entre os principais motivos para a volta da doença.

Cerca de 69 milhões de brasileiros ainda não tomaram a 3ª dose do imunizante, segundo balanço divulgado pelo ministro Marcelo Queiroga.

Nova vacina

Alguns países da Europa e os Estados Unidos começaram a aplicar uma versão mais atual da vacina contra Covid-19, produzida pela Pfizer, que é eficiente contra várias cepas de uma vez só: protegem, segundo a empresa, contra as versões BA.1, BA.4 e BA.5 da Ômicron.

Em outubro, a  Pfizer requisitou o uso emergencial da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na semana passada, o órgão federal informou que estão em fase final de análise pela área técnica, mas ainda não há data para a deliberação final.