Mulheres da CUT discutem inserção no mercado de trabalho
O coletivo de mulheres da CUT nacional esteve reunido ontem (8) em São Paulo para o encontro ‘Políticas Públicas para fortalecer a autonomia das mulheres trabalhadoras’. A atividade é parte do projeto CESIT, que trabalha na discussão de políticas públicas para mulheres.
O evento abordou as atividades do próximo ano e a preparação das trabalhadoras da CUT para a IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para março de 2016.
Patricia Pelatieri, diretora executiva do DIEESE, apresentou dados do “Balanço das Políticas Públicas para o Mundo do Trabalho”. Constatou-se que a desigualdade salarial entre homens e mulheres ainda é uma realidade, e que as ocupações mais precárias são reservadas às mulheres. Outra realidade é que muitas mulheres assumem a responsabilidade familiar sozinhas.
“A gente contribui com a formulação mais geral sobre as dinâmicas do mundo do trabalho e conhece as experiências concretas das mulheres sindicalistas. E isso reflete nas nossas atividades”, explicou a Coordenadora do CESIT/UNICAMP e assessora do Sindicato Marilane Teixeira.