SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 10/12/2020 - 13h29 | Redação

OIT sugere salário mínimo maior para tirar mundo da crise

Um recente relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que a pandemia aprofundou muito as desigualdades e atingiu de forma mais dura as mulheres e os trabalhadores que já tinham salários menores.

Uma das propostas da OIT é incrementar políticas de valorização do salário mínimo. De acordo com a entidade, 327 milhões de assalariados (19% do total), sendo 152 milhões de mulheres, têm remuneração equivalente ou inferior ao salário mínimo/hora.

“Um salário mínimo adequado deixa o trabalhador a salvo de uma remuneração baixa e reduz a desigualdade”, afirma Rosalía Vázquez Álvarez, uma das autoras do informe da OIT. “No entanto, efetivar políticas de salário mínimo exige um conjunto inclusivo de medidas. Significa ampliar a cobertura para mais trabalhadores e estabelecer um salário em nível adequado e ir atualizando-o, a fim de que o trabalhador e sua família possam ter um melhor nível de vida. Nos países em desenvolvimento e emergentes, isso exigirá a transição dos trabalhadores do setor informal para o formal.”

*Com informações da Rede Brasil Atual