SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 05/08/2020 - 21h35 | Redação

7 de agosto é Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos

A CUT e demais centrais sindicais realizam na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos.

Durante o dia ocorrerão paralisações de 100 minutos nos locais de trabalho como protesto pela morte de 100 mil brasileiros, vítimas do novo coronavírus (Covid-19), número que deverá ser atingido ainda esta semana, se o país mantiver o patamar de mais mil vidas perdidas diariamente.

A defesa da vida só se consegue com o presidente Bolsonaro fora do poder. A afirmação é da Secretária-Geral da CUT, Carmen Foro. Para ela, essas 100 mil mortes poderiam ter sido evitadas, mas a falta de uma coordenação nacional para combater a pandemia e a pressa do governo e de parte do empresariado em reabrir a economia estão levando a um genocídio da população brasileira.

“Precisamos dizer em alto e bom som que não sairemos desta crise com Bolsonaro no poder. É fundamental denunciarmos as 100 mil mortes e principalmente pedirmos providências contra este governo que aprofunda a crise por irresponsabilidade, por não ter tomado medidas sanitárias e econômicas adequadas ao enfrentamento da pandemia”, diz Carmen.

O governo não toma providências necessárias contra a pandemia e ainda transfere aos governadores e prefeitos o custo de suas ações, incluindo o desmonte da saúde pública, complementa a secretária de Mobilização e Movimentos Sociais da CUT Nacional, Janeslei Albuquerque.

Além das questões de saúde, com o aprofundamento da crise econômica, 12,4 milhões de trabalhadores estão desempregados.

O presidente da CUT, Sergio Nobre, ressalta que o país vive uma nova pandemia, a de demissões e fechamento de empresas, em especial as micro e pequenas, que têm, entre seus proprietários, ex- trabalhadores que investiram suas poupanças e reservas financeiras em um negócio para manter suas famílias.

Por todos esses motivos é que a próxima sexta-feira será o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos (#7deAgostoLutapelaVida). Convocada pela CUT e demais centrais, as manifestações serão simbólicas para respeitar o distanciamento social necessário para ajudar a evitar a disseminação da Covid-19.

Além das paralisações nos locais de trabalho, haverá atos em todo o país. Em São Paulo, a concentração será ao meio dia, na Praça da Sé.

*Com informações da CUT