SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 08/04/2019 - 15h14 | Redação

Congresso da categoria será dia 13 de abril

Em meio às inúmeras investidas do governo contra o movimento sindical e principalmente contra os direitos dos trabalhadores, os químicos realizam o 8º Congresso da categoria, que discutirá a reforma da Previdência e a liberdade e autonomia sindical, no próximo sábado, dia 13 de abril.

O atual coordenador do Sindicato, Osvaldo Bezerra, salienta a necessidade de os trabalhadores se informarem sobre o que significa essa reforma que está em curso e que pode ser aprovada a qualquer momento. “O governo quer acabar com a Previdência pública, quer implementar um sistema de capitalização que segue as regras do sistema financeiro e que vai jogar os trabalhadores na miséria absoluta”, explica Bezerra.

O governo também quer aprovar novas regras para a obtenção das aposentadorias e o objetivo é dificultar o acesso ao sistema e achatar os salários. “Para conseguir se aposentar pelo teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os trabalhadores terão que ter 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) e mais de 40 anos de contribuição. Isso é praticamente impossível, já que a maioria dos brasileiros está sujeita à informalidade e ao desemprego”, questiona o dirigente Helio Rodrigues, que assume a coordenação do Sindicato no próximo dia 16 de abril.

O Congresso discute também a liberdade, autonomia e representatividade sindical. O tema também é muito oportuno, levando-se em conta as constantes investidas do atual governo contra os sindicatos.

O 8º Congresso da categoria acontece no encerramento do mandato desta gestão. A nova direção assume oficialmente a coordenação da entidade em 16 de abril. Helio Rodrigues será o novo coordenador geral da entidade e Osvaldo Bezerra passa a comandar a secretaria de Organização.

O Congresso será realizado no dia 13 de abril, a partir das 9h, na subsede de Santo Amaro (Rua Ada Negri, 127). Haverá transportes nas regiões.