Todas as vacinas são eficazes atesta infectologista
As notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre as vacinas contra a Covid-19 têm atrapalhado o trabalho dos agentes de saúde.
Muitas pessoas têm ido às Unidades Básicas de Saúde (UBS) escolher a vacina que querem tomar e, se não encontram a que querem, saem das filas, atrapalhando a imunização. No entanto, escolher qualquer vacina não faz sentindo nenhum de acordo com infectologistas. Todas as vacinas funcionam contra a Covid-19, garantem.
Para a médica infectologista, Juliana Sales, dirigente da CUT/SP e do sindicato dos médicos de São Paulo, qualquer vacina é segura e a propagação de notícias falsas impacta não só em quem vai tomar a vacina, mas também no combate à pandemia.
“É um crime! Na situação em que estamos, com mais de 500 mil pessoas mortas, o comportamento de colocar em xeque o programa nacional de imunização e o histórico da eficácia das vacinas, que já conseguiram erradicar do país doenças como varíola, a poliomielite e o sarampo por um tempo (antes da cobertura baixar após o golpe de 2016)”, afirma.
Um estudo que analisou notícias falsas recebidas pelo aplicativo Eu Fiscalizo, conduzido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), aponta um número significativo de fake news em tempos de pandemia. Com a chegada das vacinas contra a Covid-19, o app segue recebendo uma série de denúncias de informações não verídicas.
O Eu Fiscalizo tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações sobre a Covid-19.
.ncias de informações não verídicas.
O Eu Fiscalizo tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações sobre a Covid-19.