SINDICATO NO WHATSAPP

Postado em: 15/09/2005 - 14h51 | Redação

Tem assembléia geral dia 30 de setembro

O resultado das negociações coletivas do 1º semestre de 2005 das categorias filiadas à CUT registrou balanço positivo, em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra um estudo elaborado pela CUT São Paulo, em parceria com o Centro de Estudos Econômicos da Unicamp (Cesit) e a Escola Sindical São Paulo.

Os ramos beneficiados foram: couro (sapateiros), alimentação, construção ci-vil, funcionalismo público estadual, ensino particular, costureiras, transporte (condutores), funcionalismo municipal (Água e Esgoto de Campinas), saúde privada, habitação e trânsito.

O estudo destaca ainda, que as categorias cutistas conquistaram melhorias nas cláusulas sociais e trabalhistas, tais como melhoria no convênio de saúde, aumento na PLR, estabilidade no emprego e complementação previden-ciária. Farmacêuticos, data-base em abril, também obtiveram avanços

O momento, portanto, é favorável para a Campanha Salarial.  Lembrando que a data base da categoria é 1º de novembro (exceto o setor  farmacêutico cu-ja data base passou para 1º de abril).
Além de debater a campanha salarial, está na pauta da assembléia, também, o debate sobre  mudanças no estatuto da entidade, propostas no IV Congresso da categoria.

Portanto, você tem um compromisso com seu sindicato de classe, com seus companheiros e com seus próprios interesses, dia 30/09.

Momento favorável para conquistas

A propósito das datas-base deste semestre, Edilson de Paula, presidente da CUT estadual São Paulo e diretor do Sindicato dos químicos e plásticos de São Paulo, observa que, “além da mobilização dos trabalhadores e do momento favorável da economia nacional, o bom desempenho das campanhas salariais tem relação com a geração de empregos. Consequência da política industrial  implementada no governo LULA, São Paulo vem gerando cerca de 55 mil novas vagas por mês. Em nível nacional, de janeiro a junho, foram criados um milhão de empregos. Sem dúvida esse resultado influencia positivamente as categorias em campanha neste final de ano”, conclui.