Sistema S: “Integração das instituições ao novo cenário político”
Sindiluta – O que é o sistema S?
Jair Meneguelli – As instituições do Sistema S desempenham reconhecido papel social, contribuindo de forma decisiva para a capacitação do trabalhador brasileiro, promovendo ações nas áreas de saúde, cultura, lazer e de empreendedorismo.
Sindi – Qual objetivo e quando foi instalado o Fórum do sistema S?
Meneguelli – O Fórum do Sistema S, instalado em agosto/2003, pretende ampliar ainda mais a participação das entidades que o integram no processo de desenvolvimento sócio-econômico brasileiro, modernizando uma estrutura que, ao buscar os mesmos objetivos, necessita atingir um patamar superior de integração.
Sindi – Qual função do Fórum?
Meneguelli – O Fórum discutirá uma agenda, além do regimento interno e levantamento detalhado sobre as instituições que integram o sistema. Com esse diagnóstico saberemos exatamente quais são os recursos, ações, projetos e capacidade de atendimento de cada um dos S. Buscamos integrar a participação dos trabalhadores, maior transparência sobre a gestão dos recursos e maior envolvimento da população, inclusive de outros públicos além dos atuais usuários do sistema.
Sindi – Quem participa do Fórum?
Meneguelli – O Fórum é formado pelas Entidades do Sistema, a CUT, além de outras centrais, as Confederações dos Empresários e o Governo Federal.
As entidades do Sistema S são:
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SESI – Serviço Social da Indústria
SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SESC – Serviço Social do Comércio
SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
SEST – Serviço Social do Transporte
SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.