SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 28/07/2011 - 16h41 | Redação

Sindicato promove Seminário sobre mídia

A influência dos meios de comunicação e o papel da imprensa sindical como alternativa aos grandes grupos que controlam os principais jornais foram discutidos no Seminário Mídia e Poder, realizado no dia 20 de julho na Sede do Sindicato. O objetivo foi discutir como a imprensa alternativa (movimentos sociais e sindicatos) pode contribuir para a difusão de informações e promover um debate democrático de ideias.

O seminário foi uma iniciativa conjunta entre as secretarias de Formação e de Imprensa do Sindicato. Participaram da mesa do debate Daniel Reis (secretário de Comunicação da CUT Estadual), Celso Horta (editor do Jornal ABCD Maior), Raquel Moreno (coordenadora do Observatório da Mulher), a dirigente do Sindicato e secretária de políticas sindicais da CNQ Lucineide Dantas Varjão e o dirigente e coordenador da secretaria de Imprensa Rítalo Alves Lins.

O Sindicato dos Químicos sempre foi muito avançado na comunicação sindical, com o objetivo de informar não apenas os trabalhadores da categoria, mas também de ampliar o debate para a população. E no Seminário não podia deixar de ser diferente. Cada um dos convidados falou sobre um aspecto das mídias alternativas: Daniel Reis, sobre a experiência da CUT e de sindicatos vinculados; Celso Horta, das dificuldades de editar um jornal independente e Raquel Moreno discutiu a forma como a mulher é vista na mídia.

Para Rítalo Alves Lins, é importante discutir sempre o papel da mídia sindical. “Nosso Sindicato sempre foi pioneiro em sua forma de se comunicar com os trabalhadores e com a sociedade. Esta iniciativa é mais uma para fortalecer isso, além de nos trazer novas questões para aprimorarmos a nossa imprensa.”