Salário mínimo é tema nacional
Durante 4 horas, do dia 29 de novembro, milhares de pessoas percorreram os 15 km que separam a Candangolândia da Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na 2ª Marcha Nacional pela valorização do salário mínimo.
A grande mídia (rádio, jornal e TV), de forma oportunista, se preocupou em informar que a marcha foi um fracasso. A verdade é outra. Veja os resultados alcançados pela 2ª Marcha: a mobilização dos trabalhadores no Planalto Central conseguiu do Governo federal o compromisso de negociar ainda este ano aumento real no salário mínimo, o reajuste na tabela do imposto de renda e reafirmou o compromisso com a política permanente de valorização do salário mínimo a ser apresentada na Comissão quadripartite no início de 2006.
A política de valorização do salário mínimo é fundamental. Além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aquece as vendas no comércio que, em conseqüência, assegura o aumento da produção industrial e o crescimento da economia, gerando mais empregos. O salário mínimo é também referência para estabelecer o piso das categorias.