SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 24/08/2007 - 10h41 | Redação

Ramo químico: Federação com direção colegiada

Tomou posse a direção colegiada da FETQUIM/CUT-SP (Federação dos Trabalhadores Químicos no Estado de São Paulo), em 10 de agosto último. Participam da nova Federação paulista do ramo químico os sindicatos de trabalhadores químicos de São Paulo e Região, químicos do ABC e químicos Unificados de Campinas, Osasco e Vinhedo. Juntos representam mais de 140 mil trabalhadores.

A diretoria da Federação é formada por 18 dirigentes sindicais, entre titulares e suplentes, cuja gestão é de 2007 a 2010. Do Sindicato dos químicos e plásticos de São Paulo fazem parte da direção executiva Nilson Mendes da Silva, Luiz Carlos Gomes, Erasmo Carlos Izabel e Milton Pereira da Hungria. Sebastião Carlos Pinto dos Santos (Branco), suplente da direção executiva. Elizabete Maria da Silva, Conselho fiscal. Célia Alves Passos e Leônidas Sampaio Ribeiro, suplentes do Conselho Fiscal.

Momento histórico
Renato Carvalho Zulato, diretor desta entidade, afirmou que a Federação será uma importante ferramenta de luta dos trabalhadores.

Francisco Chagas, também diretor do sindicato e vereador, líder da Bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo, enfatizou que a posse dos dirigentes da Fetquim é a concretização de um velho sonho de vários dirigentes sindicais.

O coordenador geral Geraldo Melhorini Filho, do sindicato dos químicos do ABC, afirmou que conta com apoio e participação de todos na luta por melhores condições de trabalho e salário para a classe trabalhadora.

Mais novo espaço de ação sindical democrática e pluralista, a Federação dos trabalhadores do ramo químico passa a ter representação legal para, inclusive, assinar acordos e convenções coletivas.

CNQ/CUT
Também tomou posse, em nove de agosto, os 37 dirigentes da Confederação Nacional do Ramo Químico, para o triênio 2007/2010. A nova direção tem a responsabilidade de encaminhar o conjunto das resoluções aprovado no 5º Congresso da entidade, realizado na Bahia em junho.

Participaram da solenidade de posse Artur Henrique, presidente da CUT Nacional, Edílson de Paula, presidente da CUTSP, e outras lideranças sindicais. Aparecido Donizeti da Silva, reeleito coordenador da CNQ, destacou o trabalho a ser feito pela nova direção a partir das deliberações do 5º Congresso.

Do Sindicato dos químicos e plásticos de São Paulo e região, fazem parte da direção da CNQ/CUT, os diretores: Antenor Eiji Nakamura (Kazú); Lucineide Dantas varjão (Lú); Rosana Souza de Deus; Adir Gomes Teixeira, José Isaac, Carlos Eduardo de Brito (carioca), Rosemeire Gomes de Brito.