Protestos no Brasil e no mundo em defesa da Amazônia
A omissão do governo Jair Bolsonaro sobre o desmatamento da Amazônia colocou milhares de pessoas na rua nesta sexta-feira (23). Ao menos 40 cidades do país, além de capitais no exterior, tiveram manifestações.
A embaixada do Brasil em Londres ficou cercada pela polícia, enquanto centenas de pessoas protestavam. De acordo com jornalistas, a maioria dos manifestantes não era brasileira.
Em Madri, manifestantes ocuparam a porta da embaixada do Brasil na Espanha. Tentavam entregar uma carta ao embaixador brasileiro, Antonio Simões, pedindo ações imediatas do governo brasileiro. Outros atos foram realizados na embaixada de Berlim, na Alemanha, e no Consulado Brasileiro em Genebra, na Suíça.
Para sábado (24) estão programadas manifestações em Belo Horizonte, Manaus, Ribeirão Preto-SP, São Carlos-SP, Natal e Porto Velho. Já no domingo (25), protestos devem acontecer no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Manaus. Ainda durante o final de semana, devem acontecer atos em cidade europeias como Londres, Turim, Paris, Madri, Lisboa e Dublin.
A crise na Amazônia fez o presidente da França, Emannuel Macron, convocar os países membros do G7 para discutir as queimadas na Amazônia na cúpula que acontece neste final de semana, em Biarritz, na França. O grupo é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, as sete maiores economias do planeta.