OIT debate trabalho decente para pessoas com deficiência
A (OIT) Organização Internacional do Trabalho realizou o seminário Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência no Brasil, com apoio do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), entre os dias 11 e 15 de março.
Durante estes cinco dias os representantes sindicais do Brasil debateram os problemas relacionados ao tema e propuseram ações pertinentes aos eixos estratégicos do trabalho decente, com a perspectiva de gênero e não discriminação, contribuindo ao fortalecimento do Diálogo Social com outras instituições e profissionais que atuam em redes e organizações de empregadores, governamentais, sociais e internacionais.
O ramo químico esteve representado pela diretora do nosso Sindicato e presidenta da CNQ (Confederação Nacional dos Químicos), Lucineide Varjão Soares, que representou a Industriall e por Jansen Nunes Rosa, secretário de políticas sociais dos Químicos do ABC, que representou a ICEM.
A atividade terminou com as centrais sindicais definindo um plano de ação global, que visa ampliar as cláusulas que garantam proteção efetiva às pessoas com deficiências, em todos os instrumentos normativos de negociação coletiva – acordos e convenções.
Também foi definido implementar ações efetivas contra as restrições impostas pela reforma trabalhista, visando principalmente garantir empregos, direitos e criar condições para o cumprimento da lei de cotas.
A efetividade das normas de saúde e segurança no trabalho o resgate do papel da CIPA nas estruturas sindicais e nos ambientes de trabalho e a inclusão dos trabalhadores com deficiência também fazem parte do plano de ação.