SINDICATO NO WHATSAPP

Notícias

Voltar
Postado em: 02/02/2026 - 14h34 | Redação (SN)

Governo libera FGTS retido do saque-aniversário para trabalhadores demitidos

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia a partir desta segunda-feira (2) o pagamento da segunda parcela dos valores do FGTS que estavam retidos de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. Ao todo, serão liberados R$ 3,9 bilhões, beneficiando mais de 822 mil trabalhadores até o dia 12 de fevereiro.

Os pagamentos serão feitos, em sua maioria, de forma automática, nas contas bancárias cadastradas no aplicativo FGTS. Quem não tiver conta informada poderá sacar os valores nos terminais de autoatendimento da Caixa, casas lotéricas ou unidades do Caixa Aqui.

A liberação ocorre por meio de Medida Provisória editada pelo governo federal e não altera as regras do saque-aniversário, valendo apenas para demissões ocorridas até 23 de dezembro do ano passado. Para quem for demitido após essa data, o saldo do FGTS continuará bloqueado, conforme a regra da modalidade.

A CUT e os sindicatos sempre alertaram que o saque-aniversário representa uma cilada para o trabalhador, ao impedir o acesso ao saldo do FGTS justamente no momento do desemprego e favorecer os bancos por meio da antecipação de crédito. Dados do governo mostram que a maior parte dos recursos movimentados nessa modalidade acabou nas instituições financeiras.

O sindicato orienta os trabalhadores a consultarem o aplicativo FGTS ou os canais da Caixa para verificar se têm direito ao saque e acompanhar o crédito dos valores. A luta segue pela defesa do FGTS como um direito e uma proteção real para quem vive do trabalho.